Biografia

img-sergio-marivoneO Baixo e Voz teve início em 1991, quando eu, Sérgio Pereira, e minha esposa, Marivone Lobo, fomos convidados por Ruy Oliveira a gravar uma fita K7 junto com vários outros músicos de igrejas evangélicas da cidade de Ribeirão Preto (SP), cujo objetivo era levantar recursos financeiros para a Conexão Paz, missão que trabalhava com o tratamento de dependentes químicos.

Em uma das músicas que gravamos, Sempre Presente, fiz acordes no baixo. O arranjo dessa música contava também com violão, teclado, bateria e vocal solo. Quando acabamos a gravação, disse à Marivone que poderíamos fazer “só” baixo e voz nessa música. Ela cantou e curtimos o resultado. No entanto, entre 1991 e 1994, fizemos poucos arranjos e poucas apresentações com esse formato.

Em 1994, o diretor nacional da missão Mocidade para Cristo (MPC), Marcelo Gualberto, esteve participando do mesmo evento que nós em uma Igreja Presbiteriana de Ribeirão Preto. No final do culto, como ele disse que tinha curtido bastante, pedimos para nos apresentar em um evento que ele organizava chamado Som do Céu, que reúne músicos e compositores de todo o Brasil há 30 anos em São Sebastião das Águas Claras (MG).

Com a ajuda de nossos pais e de Gilberto Bueno (compositor da música Sempre Presente) conseguimos levantar recursos para gravar nossa própria fita K7, em 1995, data de início de nossas viagens pelo Brasil. Em 1999 gravamos nosso primeiro CD intitulado Baixo e Voz; em 2002 veio o segundo álbum, Veleiro; em 2005, Cores (quando gravamos nossas primeiras composições próprias); em 2008, Viagens de Fé (que disponibilizamos para download gratuito durante aproximadamente três anos, alcançando mais de 5.000 downloads); em 2012, o DVD (produzido pela Toca de Barro – Davi Heller e Jader Gudin) e CD Baixo e Voz ao Vivo (levantamos os recursos do CD com crowdfunding; mais de 130% do valor almejado).

Nestes 22 anos realizamos centenas de apresentações para milhares de pessoas em locais como SESC, FNAC, universidades (USP – Universidade de São Paulo, Universidade de Ribeirão Preto, Centro Universitário Barão de Mauá, UFV – Universidade Federal de Viçosa, Universidade Presbiteriana Mackenzie) e tivemos um de nossos projetos musicais escolhidos entre mais de 100 trabalhos musicais para a 10ª Feira Nacional do Livro, organizada pela Prefeitura de Ribeirão Preto (SP). Em janeiro de 2013, estivemos em eventos no Chile e em uma turnê no estado de Morelos, no México (Festival Sonidos de La Tierra).

Recebemos elogios de diversos artistas como Adriano Giffoni, André Mehmari, Arthur Maia, Dudu Falcão, Edu Martins, Fernando Merlino, Fernando Nunes, Ian Guest, Johnny Alf, Jorge Pescara, Leoni, Marcelo Mariano, Nico Assumpção, Nilton Wood, Rodolfo Stroeter, Telo Borges, Vânia Bastos, Wanda Sá, entre outros.

Várias revistas fizeram menção ao Baixo e Voz, com ótimas críticas, entre elas Backstage 123 e 160, Cover Baixo 5, 26, 28, 38, 42, 47, 63 e 75 e Bass Player Brasil 18.

Fazemos parte do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira desde 2012.

 


BIO Marivone Lobo

Marivone Lobo (voz) é musicista e compositora; educadora de música e técnica vocal desde 1997. Foi integrante do Coral Profissional da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Escreveu Técnica Vocal para Iniciantes (2003). Licenciada em Música pela UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto) e cursando Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7885139023470049

BIO Sérgio Pereira

Sérgio Pereira (baixo) é músico, compositor, escritor de materiais didáticos – destaque para Acordes para Contrabaixo, da ed. Irmãos Vitale, com prefácio de Ian Guest; Harmonia e Baixo, independente, com prefácio de Michael Manring e apresentação de Marinho Andreotti; O Músico Profissional, com prefácio de Nelson Faria e a participação de diversos nomes como André Mehmari, Benjamim Taubkin e Pena Schimidt dando suas opiniões sobre diversos assuntos do livro – e educador de música (desde 1992). Foi colunista da revista Cover Baixo e do site Ultimato Online; atualmente é colunista da revista Bass Player Brasil. Revisor pedagógico de História do Sistema Mackenzie de Ensino. Licenciado em História e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8915984911296976

Facebook

SoundCloud